História

A partir do ano de 1977 vieram várias famílias do sul do Brasil e tomaram posse de terras de Lucas do Rio Verde, consideradas devolutas. Compraram o direito de pistoleiros que cuidavam das terras de toda esta região. Começaram a construir suas casas. O Padre Albano, procedente de Diamantino, passava pelo local e viu umas casas novas sendo construídas. Resolveu parar para ver quem estava chegando. Parou na casa do Sr Avelino Gasparin. Apenas a mulher estava em casa. O sacerdote pediu informações e pediu onde estavam os rapazes. Disse que estavam na roça. Pe Albano que estava de passagem pela região, garantiu que na próxima viagem iria chegar para celebrar a Santa Missa.

A Santa Missa foi marcada para a casa do Sr Sebastião da Silva. Era uma casa que foi adquirida pelo onde Sr Arnaldo Miguel Fumagalli. Estiveram presentes na Santa Missa quatro pessoas (Lorena e Avelino Gasparin, Sebastião da Silva, sua esposa Jacinta e seu filho Abel).

A terceira missa foi celebrada na casa do Sr Antônio Gemelli, nesta ocasião foi batizada a menina Kelly, filha do Sr Antônio Gemelli.

As próximas missas foram celebradas pelo Pe José Mathias. Na celebração do dia 12 de maio de 1980 foi fundada a comunidade Treze de Maio. O desejo do Padre era que a comunidade se chamasse de Gauchita. Mas os pioneiros preferiram chamar de treze de maio pelo motivo da primeira missa ter acontecido no dia doze de maio. No dia 18 de agosto de 1980 por ocasião da visita do Pe José Mathias Orth entregou uma bíblia que passou a ser o marco da fundação da comunidade.

O nome da Padroeira foi sugerido pelo Sr Pedro Gemelli, que disse que poderia ser Nossa Senhora de Fátima pelo motivo que a primeira missa foi celebrada dia 12/05/1980. Mais tarde o Pe Heriberto que atendia a comunidade preferiu acrescentar ao nome o título de Rosário. A partir daquele momento a Paróquia passou a ser conhecida como: Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A primeira festa da comunidade aconteceu atrás do Restaurante Café da Hora. Local onde pretendiam fundar a comunidade. Iniciativa que foi abandonada por causa da notícia que receberam de uns representantes da Cooperativa Cooperlucas que pretendia se instalar na região. Disseram que todas estas terras seriam desapropriadas pelo projeto de assentamento do Governo Federal. Foi um balde de água fria sobre todos.

Famílias presentes na fundação da comunidade Treze de Maio: Munaretto, Sálvio Valcanaia, Pedro Gemelli, Avelino Gasparin, José Doto, Fausto Pivetta, Paulo Venturini; Carlos Venturini; Silvino e Terezinha Leichmann, Valdemar Cosma, Sérgio Mariane, Edo Koth.

Padres

  • Nome Completo: AGNALDO APARECIDO GONZELI, scj
    Função Paroquial: PÁROCO
    Natural de: TERRA BOA/PR
    Data de Nascimento: 31/01/1978
    Data de profissão religiosa: 15/01/2011
    Data Ordenação Sacerdotal: 18/12/2016
  • Nome Completo: BELMIRO RAUBER, scj
    Função Paroquial: VIGÁRIO
    Natural de: TRÊS PASSOS - RS
    Data de Nascimento: 17/08/1945
    Data de profissão religiosa: 02/02/1974
    Data Ordenação Sacerdotal: 18/12/1976
  • Nome Completo: CLEITON BENEDITO DA SILVA, scj
    Função Paroquial: REITOR DO SEMINÁRIO
    Natural de: ITUTINGA - MG
    Data de Nascimento: 08/02/1984
    Data de profissão religiosa: 15/01/2007
    Data Ordenação Sacerdotal: 19/01/2013
  • Nome Completo: VALDENIR TADEU DA CUNHA, scj
    Função Paroquial: VIGÁRIO
    Natural de: MIRADOURO - MG
    Data de Nascimento: 15/09/1976
    Data de profissão religiosa: 15/01/2005
    Data Ordenação Sacerdotal: 17/12/2010

Secretaria

  • Secretaria Paroquial

    Rua Guarapuava, 189E
    Bairro Pioneiro
    (65) 3549.1311

  • Secretaria Comunidade Menino Deus

    Rua Umuarama
    Bairro Menino Deus
    65 3548.9429

Comunidades da Paróquia