Pastoral da Criança

É um trabalho voluntário das(os) líderes comunitárias (os) capacitadas (os), para acompanhar gestantes e crianças de zero a seis anos, promovendo a vida em abundância e criando uma cultura de paz através de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania desenvolvidas na comunidade. É ecumênica e não faz discriminação de cor, raça, religião ou opção política.

OBJETIVO GERAL

Continuar a missão de Jesus de promover a vida e a vida em abundância.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Apoiar de forma integral as gestantes e incentivar o aleitamento materno;
  • Orientar as mães para a importância da educação nutricional que previna a obesidade infantil;
  • Realizar encontro de setor para líderes;
  • Acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança através do peso, cartão de vacina e dos indicadores;
  • Incentivar encontro de formação e espiritualidade para líderes e famílias acompanhadas (Celebração da Vida).

Pastoral da Liturgia

É a atualização da salvação, desejada pelo Pai, realizada por Jesus Cristo e continuada pela Igreja sob a ação do Espírito Santo. É a ação celebrativa da Igreja que reúne a comunidade, santifica as pessoas e dá graças a Deus Pai através de sinais, palavras, cantos, orações e símbolos.

OBJETIVO GERAL

Promover a dimensão litúrgico-celebrativa, fonte e cume da ação evangelizadora e pastoral da paróquia, tendo em vista a participação consciente e ativa dos fiéis, por meio de expressões simbólicas, adaptadas a cultura e à compreensão do povo.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Fortalecer as equipes de liturgia e de celebração em todas as paróquias e comunidades;
  • Promover cursos de formação litúrgica para as equipes;
  • Fornecer e usar recursos tecnológicos para a criatividade litúrgica.

Pastoral da Música

A música tem o poder de tocar e abrir o coração dos fiéis para a Palavra de Deus, fato que revela a importância dos ministérios de música nas paróquias e comunidades. É fundamental que a Pastoral da Música conheça a liturgia e as canções adequadas para cada momento litúrgico para ajudar nessa missão.

OBJETIVO GERAL

Através do canto litúrgico, ajudar as pessoas a louvar, agradecer e rezar ao Senhor com alegria animando nossas celebrações.


Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo é uma Pastoral que prepara para o sacramento do Batismo, sinal que, pelo poder do Espírito Santo, nos faz participar da família de Deus, que é a Igreja Missionária, para vivermos como verdadeiros filhos seus, irmãos entre nós. Tem como objetivos, preparar pessoas adultas, principalmente os pais, junto com os padrinhos, para que tenham consciência da importância do Sacramento do Batismo, como iniciação cristã, pertença à Igreja, identidade católica, na vivência da fé eclesial missionária. Comprometer-se a educar os filhos na fé da Igreja e receber os demais Sacramentos.

OBJETIVO GERAL

O objetivo da Pastoral é conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do batismo, realizando periodicamente o curso de batismo na Igreja. Ao desejar batizar uma criança, antes de tudo se deve ter consciência de que a graça batismal é uma realidade rica que produz o nascimento para a Vida Nova, pelo qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, herdeiro do Reino de Deus e templo do Espírito Santo.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Visitas domiciliares antes do batizado.
  • Na comunidade, preparação mais intensa.
  • Preparação da Celebração do Batismo junto com a equipe de Liturgia.
  • Celebração do Batismo com rito indicado pela Diocese.
  • Visitas pós-batismais.
  • Encontros de Formação da Equipe do Batismo da Paróquia.

Pastoral dos Coroinhas

A Pastoral dos Coroinhas atua diretamente no auxílio das celebrações litúrgicas em nossa Catedral. Composta por crianças, adolescentes e jovens que se comprometem a servir o altar, dando o auxílio necessário para que os padres possam celebrar a Eucaristia e os demais Sacramentos.

OBJETIVO GERAL

Despertar as crianças e os adolescentes para o verdadeiro amor e respeito à Sagrada Eucaristia, levando-os a uma verdadeira espiritualidade, formando os futuros líderes de nossas comunidades e pastorais, para que a Paróquia cresça cada vez mais.

Baixa ficha de inscrição

AÇÕES PRÁTICAS

  • Dar aos coroinhas uma formação contínua, litúrgica e bíblica.
  • Motiva-los na missão assumida, servindo o altar e nos serviços da comunidade.
  • Incentivar a participação da família na caminhada dos coroinhas.
  • Leva-los a um compromisso de vida cristã, conscientizando-os da importância na busca incessante da oração e do amor ao Pai.
  • Estimular a inserção das crianças e adolescentes na grande família de Deus.

Pastoral dos Cerimoniários

OBJETIVO GERAL

Baixar ficha de inscrição

Trazer jovens e adolescentes para mais perto da eucaristia. Ensinar o grandioso valor de servir a Deus, a Igreja e a Comunidade, tanto no cotidiano quanto em eventos mais solenes da Paróquia e da comunidade.


Apostolado Da Oração

Uma associação de fiéis, que por meio do oferecimento diário de si mesmos, se juntam ao sacrifício Eucarístico e, deste modo, pela união vital com Cristo, colaboram na salvação do mundo.

OBJETIVO GERAL

Promover a devoção (culto) ao Sagrado Coração de Jesus, incentivar o amor à Eucaristia e levar os associados a serem apóstolos e missionários, principalmente pela oração.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Fazer oferecimento diário de si mesmo e de suas ações e rezar pelas intenções mensais do Papa;
  • Participar da missa e fazer comunhão reparadora na 1ª sexta-feira do mês;
  • Promover adoração a Jesus Eucarístico;
  • Visitar os doentes e pobres;
  • Promover anualmente a Concentração Diocesana do Apostolado da Oração.

Movimento Mãe de Fátima em nossa casa

É uma obra de amor, que o Coração Imaculado de Maria faz surgir, hoje, na Igreja, para ajudar todos os seus filhos a viverem, na confiança e esperança filial, os momentos dolorosos da purificação.

Nestes tempos de graves perigos, a Mãe de Deus e da Igreja, firme e incansável, apressa-se em ajudar, sobretudo os Sacerdotes, seus filhos de maternal predileção.

OBJETIVO GERAL

Promover nas famílias o crescimento da devoção a Nossa Senhora e o seguimento a seu Filho Jesus Cristo.


Movimento Lareira

É um movimento para casais que busca fortalecer e ajudar as famílias na espiritualidade conjugal e vivência comunitária, inserindo-os nas pastorais.

OBJETIVO GERAL

Incentivar o casal a tomar consciência de sua ação e vivência em família e também sua missão na Igreja através dos trabalhos nas pastorais.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Engajar os casais nas pastorais;
  • Celebrar uma missa mensal com todos os casais lareiristas;
  • Reunir mensalmente os grupos de vivência para o fortalecimento dos casais no movimento, nos trabalhos pastorais e também no estudo bíblico;
  • Realizar encontros e palestras para reavivar a espiritualidade.
  • Realizar três lareiras por ano.

Encontro de Casais com Cristo (ECC)

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

OBJETIVO GERAL

O Encontro de Casais com Cristo – ECC - é um SERVIÇO da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da (Arqui)Diocese.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Estar em comunhão com a Diocese;
  • Engajamento dos casais do movimento ECC nas pastorais, movimentos e serviços da Igreja;
  • Os casais assumem o compromisso com a Igreja no âmbito da doação, pobreza, simplicidade, alegria e oração.

Pastoral Familiar

É a ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada, por meio de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo a evangelização das famílias na convivência interna e com a sociedade. Também se destina à formação da pessoa humana independente de sua situação familiar, com o propósito de promover a sua inclusão e resgatar seus valores e sua dignidade.

OBJETIVO GERAL

Evangelizar a família para que, educada no amor, possa ser geradora da vida e da fé, formadora da personalidade, promotora do desenvolvimento e da vivência comunitária.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Colocar quadro luminoso – Outdoor, em pontos estratégicos na cidade, sobre família, com mensagem a ser renovada;
  • Realizar celebrações mensais envolvendo a família com temas: semana da vida, dia do nascituro, semana da família;
  • Usar dos meios de comunicação social para divulgar a pastoral familiar;
  • Incrementar a catequese familiar;
  • Acolher e promover a inclusão dos casais de segunda união.

Setor da Juventude

É toda organização pastoral e movimento juvenil católico que privilegia e incentiva a formação e acompanhamento de grupos de jovens na base, que discutem a realidade local e mundial à luz do Evangelho, tendo como tripé: a formação, a espiritualidade e o lazer. Faz uso da metodologia: VER-JULGAR-AGIR-REVER-CELEBRAR.

OBJETIVO GERAL

Conduzir os jovens a vivenciar a experiência do discipulado a partir do encontro pessoal com Cristo, num processo de formação na fé, a fim de que possam se perceber como pessoa, comunidade e sociedade, sendo agente da sua própria vida.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Conhecer e evangelizar o jovem a partir de um olhar de fé, da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja;
  • Capacitar jovens para evangelizar outros jovens, conforme as oito linhas de ação da Evangelização da Juventude. (Doc. 85);
  • Promover diversos encontros espirituais e formativos para os jovens.

Pastoral da Catequese

É a educação permanente da fé que acompanha a pessoa por toda a vida e se integra no seu crescimento global. Visa à comunhão e a participação na comunidade de fé. (Cf. CR 129).

OBJETIVO GERAL

Desenvolver um processo permanente de iniciação e formação na fé, com ênfase nos adultos, à luz da Palavra de Deus, proporcionando um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que leve à conversão, ao engajamento na comunidade eclesial e ao compromisso missionário.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Integrar a família e os responsáveis pelos catequizandos na catequese com encontros e visitas;
  • Proporcionar aos catequizandos conhecimento das pastorais e movimentos e engajá-los nas suas atividades;
  • Continuar o processo de formação de catequistas para todas as etapas, usando um material unificado para toda a paróquia;
  • Participar dos encontros no Regional e refazê-los em nível diocesano, setorial e paroquial.

Pastoral Da Sobriedade

É uma ação concreta da Igreja na prevenção, intervenção e na recuperação de pessoas portadoras de dependência química, bem como na reinserção familiar e social, e na atuação política, visando o resgate da cidadania.

OBJETIVO GERAL

Recuperar a pessoa da dependência química através de sua reinserção na família, na Igreja e na sociedade, despertando o verdadeiro sentido da existência humana, a fim de que viva com dignidade a condição de filho de Deus.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Organizar encontros de formação para os agentes;
  • Integrar todas as pastorais no trabalho de prevenção;
  • Realizar encontros semanais no grupo de auto-ajuda seguindo os 12 passos da pastoral;
  • Orientar e favorecer o encaminhamento para as comunidades terapêuticas;
  • Firmar parcerias com entidades e organismos sociais;
  • Promover políticas de prevenção nas escolas, nas ruas e nos ambientes de trabalho.

Associação Terapêutica Portal Da Sobriedade

OBJETIVO GERAL

Recuperação, apoio e tratamento ao uso indevido de substancias psicoativas por adolescentes maiores de 12 anos de idade do sexo masculino.


Pastoral da Comunicação

É toda a ação organizada que usa os meios de comunicação disponíveis para evangelizar, estabelecendo uma comunicação interna e externa da vida pastoral da Igreja.

OBJETIVO GERAL

Evangelizar o Povo de Deus através dos meios de comunicação social, anunciando os valores humanos e cristãos, oferecendo informação objetiva e eficiente para a formação de uma consciência crítica e cristã.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Formar a coordenação diocesana e paroquial da pastoral da comunicação;
  • Oferecer cursos de formação para os agentes;
  • Assumir com mais empenho o uso dos meios de comunicação na ação evangelizadora;
  • Valorizar os amplos recursos da internet e utilizá-los de modo criativo e responsável.

Pastoral do Dízimo

É a ação organizada que visa formar em nós, cristãos, a consciência de partilha como sinal de gratidão a Deus por tudo que recebemos gratuitamente.

OBJETIVO GERAL

Despertar no cristão a consciência do dízimo, fundamentada no ensinamento bíblico, motivando a cultura da partilha, para que promova a auto sustentação da comunidade eclesial, nas dimensões religiosa, social e missionária.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Promover assembleias setoriais anuais com orientações diocesanas comuns;
  • Acompanhar e orientar as equipes paroquiais;
  • Motivar os cristãos a assumirem o dízimo como sinal de partilha com a comunidade, num compromisso de pertença e expressão de fé.

Infância Missionária

É uma obra missionária da Igreja, que se propõe a anunciar às crianças e aos adolescentes cristãos de todo o mundo a obra redentora de Jesus, educando-as gradualmente na dimensão missionária universal, para que as mesmas desejem partilhar a sua fé, seus dons e seus bens materiais com outras crianças.

OBJETIVO GERAL

Despertar nas crianças a consciência missionária universal e guiá-las a uma comunhão espiritual e material com as demais crianças.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Aprofundar o compromisso missionário decorrente do batismo favorecendo as vocações missionárias;
  • Continuar a implantação da obra da infância missionária na paróquia;
  • Promover encontros de formação para assessores e coordenadores;
  • Colaborar com os pais, educadores e catequistas no despertar da fé missionária universal nas crianças;
  • Ensinar as crianças a se relacionarem com Deus na oração e no serviço ao próximo, na diversidade de dons e culturas.

Serviço De Animação Vocacional (SAV)

É o serviço organizado da Igreja que promove e anima a dimensão vocacional e ministerial nas comunidades eclesiais.É um trabalho pastoral da Igreja que visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de ação vocacional consciente e livre (cf. PDV nº 34)

OBJETIVO GERAL

Sensibilizar as comunidades para a realidade das vocações, através dos serviços de animação vocacional (SAV) promovendo o seguinte itinerário: despertar, acolher, acompanhar, encaminhar e sustentar os vocacionados (as).

AÇÕES PRÁTICAS

  • Reforçar e articular as equipes vocacionais, motivando-as e capacitando-as através de reuniões, assembléias e encontros de formação;
  • Promover a consciência vocacional nas escolas, na catequese , nas pastorais e movimentos, através dos meios de comunicação disponíveis;
  • Promover gincanas, teatros, vídeos, vigílias e celebrações vocacionais;
  • Realizar um encontro anual diocesano com os vocacionados;
  • Promover a coleta de alimentos para os Seminários e Centro de Formação;.
  • Oportunizar aos seminaristas uma experiência missionária nas paróquias, através de técnicas e meios próprios capazes de promoverem novas vocações.

Ministros da Eucaristia

Ministério sagrado que deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECE) deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige conhecimento da doutrina da Igreja.

É um servidor e deverá conscientizar-se de que a sua preocupação deve estar voltada para uma relação intima entre o ministério, Jesus e a comunidade, ou seja, a pessoa deve carregar consigo que o ministério é estar a serviço de Jesus antes da comunidade, isto é, uma intimidade de pura espiritualidade, tornando essa comunidade mais cristã, mais missionária e ativa a caminho da salvação.

O Ministério requer a consciência do compromisso assumido mediante Cristo e a comunidade para isso o Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística deve buscar conhecer melhor sua fé e o espírito de vivência comunitária e que seja um promovedor e transformador da fraternidade. Portanto todos os ministérios devem ser exercidos em um espírito de serviço fraterno e dedicação à Igreja, em nome do Senhor.

Ao mesmo tempo, a consciência de cada fiel, em seu julgamento moral sobre seus atos pessoais, deve evitar a encerrar-se em uma consideração individual, ao contrário deve-se fazer plenamente comunhão Deus e o irmão, na alegria, na tristeza e na vida como um todo. Pode-se dizer que esta comunhão só acontece com a convicta consciência “do estar a serviço para quem”. Serviço este que dignifica aquele que já é digno para levar a partilha desta dignidade ao outro, ao irmão.

OBJETIVO GERAL

O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão tem por objetivo de suprir uma necessidade da Igreja atribuindo além de assumir a identidade engajando-se mais profundamente na comunidade dando com maior intensidade sua contribuição para a construção do Reino de Deus e desempenhando em harmonia com os ministérios afins e outras pastorais da Igreja algumas atividades:

  • Conhecer as necessidades da comunidade, seus apelos, as prioridades mais urgentes a serem respondidas.
  • Conscientizar, a partir da realidade, dinamizando as tarefas comunitárias, sob a luz da Palavra de Deus.
  • Apoiar os grupos da comunidade, ajudando-os a um trabalho participativo de comunhão. Ministério é serviço na comunidade.
  • Cristo é o Pão da vida. O Ministro não só distribui o Pão Eucarístico, mas está comprometido com a "vida dos irmãos".
  • O Ministro deverá estar ligado profundamente a Cristo, dinamizando e fermentando a comunidade, promovendo a fraternidade.
  • O Ministro é chamado a conhecer melhor sua fé, ao estudo permanente, e à vivência concreta da fé na comunidade, principalmente junto aos necessitados e doentes.
  • É importante que o Ministro cultive sua fé, o espírito comunitário, cresça na consciência do anúncio do Reino de Deus e da denúncia daquilo que não constrói fraternidade. Cresça no dom de si mesmo, na espiritualidade Eucarística, visando transformação. Suas atividades são diárias e constantes, concentrando-se basicamente no servir.
  • A de "servir o altar", junto ao sacerdote durante as Missas, obedecendo a uma escala previamente elaborada no intuito de que haja um justo revezamento para que todos tenham oportunidade de participar tanto das Missas semanais, como nas dominicais.
  • A visitação aos doentes: onde é realizado deverá ser realizada uma preparação do doente para receber o Sacramento despertando também os familiares para a consciência do sacramento.
  • Estar presente nas celebrações das exéquias sempre que houver necessidade, levando juntamente com outros membros o conforto aos familiares do falecido, dando um sentido cristão à morte.
  • Presidir o culto eucarístico na ausência do sacerdote.
  • Irradiar sempre que oportuno, a mensagem da Palavra de Deus por ocasião das visitas, ou no ambiente comunitário, de forma evangelizadora.
  • Formar a comunidade cristã através da Palavra de Deus, despertar-lhe a fé e prepará-la para celebração eucarística.
  • Expor e repor o Santíssimo Sacramento, nos termos do CAN 943 (quando autorizado e na falta do Sacerdote).
  • Participar ativamente da festa de Corpus Christi, congressos eucarísticos e semanas eucarísticas.
  • Zelar pela dignidade do culto eucarístico e de tudo que lhe diz respeito.
  • Dar resposta ou tirar dúvidas com respostas concretas, senão buscar a resposta certa antes de passá-la.
  • Os ministros extraordinários deverão ajudar-se mutuamente e confraternizar-se entre si, tanto no plano espiritual como no plano material.

Renovação Carismática Católica (Rcc)

É um movimento mundial que visa reviver o clima ardente da experiência de Pentecostes procurando reanimar na Igreja de hoje as origens carismáticas.

OBJETIVO GERAL

Fazer acontecer hoje, nos cristãos, aquela bênção transformadora que ocorreu com os apóstolos e discípulos de Jesus no dia de Pentecostes, valorizando os carismas através dos grupos de oração.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Estruturar os grupos de oração em toda a cidade;
  • Realizar eventos que venham proporcionar um maior crescimento espiritual;
  • Oferecer uma formação sólida na doutrina e vivência dentro da Igreja Católica.

Enchei-Vos

OBJETIVO GERAL

Estudo Bíblico e espiritualidade.


Pastoral Da Visitação

OBJETIVO GERAL

Levar a Igreja para mais perto das pessoas. A partir das visitas, estabelecer laços, ouvir alegrias e tristezas, ver o que é preciso, encaminhar para os demais grupos e serviços da comunidade. A Igreja precisa sair, e como o Papa Francisco diz, uma Igreja “em saída” para cuidar do outro, para se desgastar pelos outros, porque tem muitas pessoas sofridas, machucadas, precisando de cuidados.


Comipa / Setores Missionários

OBJETIVO GERAL

Promover a organização da ação missionária paroquial e a formação de discípulos missionários para o trabalho de evangelização comunitária.


Pastoral da Saúde

É uma ação organizada de solidariedade com as pessoas que têm sua vida e dignidade afligidas pela enfermidade. Baseando-se na fé ela anuncia e testemunha a presença consoladora de Jesus Cristo Salvador na vida e na família do enfermo.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar saúde e salvação para que todos “tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10).

AÇÕES PRÁTICAS

  • Promover encontros de formação humana e cristã para os agentes da saúde;
  • Desenvolver os conhecimentos da farmácia alternativa e/ ou natural e da saúde comunitária e preventiva;
  • Visitar os enfermos nos hospitais e nas residências;
  • Realizar celebrações especiais com os enfermos.

Pastoral Carcerária

É presença de acolhida, amor, paz, verdade e perdão de Jesus Cristo junto aos encarcerados, para ajudá-los na recuperação do verdadeiro valor e sentido da vida.

OBJETIVO GERAL

Evangelizar os encarcerados renovando neles o espírito cristão através da palavra de fé, perdão, conforto, esperança e amor à vida, visando libertação e sua reintegração na sociedade.

AÇÕES PRÁTICAS

  • Visitar os encarcerados;
  • Realizar contatos com seus familiares;
  • Estabelecer parcerias com entidades públicas;
  • Formar uma equipe com lideranças das comunidades e oferecer assistência espiritual, jurídica, social e psicológica ligada a Igreja Católica para acompanhamento dos encarcerados;
  • Participar do conselho comunitário de segurança.

Pastoral da Acolhida

A Pastoral da Acolhida é um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhor nas missas e encontros. O objetivo da pastoral é preocupar-se em passar a imagem de comunidade bonita e acolhedora – o ideal e o que se espera de uma comunidade cristã. Essa imagem está muito ligada à qualidade de recepção. Ás pessoas que vêm à nossa Igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas, com a sensação de que continuar participando faz bem.

OBJETIVO GERAL

A missão da Pastoral consiste em acolher com amor e dedicação os participantes das missas dominicais. Esse acolhimento é feito com um cumprimento e a entrega dos folhetos na porta da Igreja, acomodação das pessoas com uma maior atenção aos idosos, gestantes e portadores de deficiências. Prestação de socorro no caso de mal-estar ou outro problema, entrega de panfletos de interesse da paróquia, informações diversas e todas aquelas atenções necessárias para o bem-estar dos fiéis e a ordem básica durante as funções litúrgicas.

Nosso maior objetivo é proporcionar, com esse conjunto de atividades, um clima de maior entrosamento entre os participantes da missa e maiores condições para uma celebração mais confortável, alegre, séria e orante.


Jornada Jovem (JJ)

A jornada jovem é um movimento em que jovens evangelizam jovens, com o objetivo de ser um momento na vida destes, para despertar-lhes a fé, ajudar na formação da consciência crista e levá-los a comprometer-se com a família, Igreja e sociedade.

OBJETIVO GERAL

Os objetivos da Jornada Jovem são a longo prazo construir uma Igreja jovem e cheia de vida, em médio prazo formar grupos de jovens em todas as comunidades e em curto prazo descobrir e formar lideranças dentro dos grupos, também estar sempre preparado como nos fala a Sagrada Escritura em Lc 15,1-7: Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu até encontrá-la? A grande preocupação da JJ sempre foi ir ao encontro de jovens que estão distantes ou totalmente afastados de suas comunidades para que ajudem principalmente no grupo de jovens, nas famílias que sofrem com filhos viciados em drogas, bebidas, prostituição, etc, dando a cada um a oportunidade de fazer uma reflexão de sua vida buscando a partir do encontro o perdão, a união e a oração e que a exemplo do Filho Pródigo em Lc 15,11-32 o jovem busque voltar sempre para o Pai, e a partir disso, despertar e multiplicar seus talentos.


Segue-Me

O SEGUE-ME é um movimento da Igreja Católica nascido em Brasília no ano de 1979 da experiência dos casais participantes do Encontro dos Casais com Cristo que se preocupavam com a formação religiosa dos seus filhos. A expressão SEGUE-ME foi tirada da Bíblia e baseou-se na vocação de Mateus (Mt. 9.9): - "Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado ao telônio, e disse-lhe:- SEGUE-ME - e ele levantou-se e seguiu-o.

OBJETIVO GERAL

Considerando que a expressão SEGUE-ME é um chamado de Cristo que oferece a todos a graça de descobrir sua vocação, o Encontro de Jovens com Cristo - SEGUE-ME, movimento da Igreja Católica, Apostólica, Romana, tem como principais objetivos:

  • Despertar nos jovens a visão cristã da realidade atual, estimulando-os à adoção de responsabilidades e atitudes compatíveis, através da vivência dos ensinamentos do Evangelho.
  • Dar aos jovens uma orientação catequética, proporcionando-lhes a oportunidade de assumir trabalhos nas paróquias e, assim, engajá-los em pastorais, pelo exemplo de jovens e adultos já atuantes, respeitadas a capacidade e a vocação de cada um.
  • Ampliar o diálogo e o bom entendimento entre jovens e adultos, de forma a aprimorar o relacionamento familiar e comunitário.
  • Servir de instrumento evangelizador a todos os que fazem e/ou trabalham no encontro.